A República de Cabinda situa-se na região ocidental da África Central, tendo os seguintes dados geográficos:
Coordenadas ponto mais setentrional – 4°23’16.7″S 12°45’59.8″E
Coordenadas ponto mais meridional – 5°46’21.5″S 12°12’09.8″E
Coordenadas ponto mais à Leste – 4°41’02.1″S 13°06’09.3″E
Coordenadas ponto mais à Oeste – 5°01’58.7″S 12°00’49.7″E
Superfície: 7 283 km2
Habitantes: 801.374 habitantes
Extensão da Costa Atlântica: +/- 120 Km
Fronteiras Terrestres: +/- 450 Km
País limítrofe ao Norte: República do Congo
País limítrofe a Leste e ao Sul: República Democrática do Congo
Limite a Oeste: Oceano Atlântico.
A República de Cabinda se estende de Miconje ao Iema e de Massabi ao Nzenze de Lucula
A República de Cabinda é constituída por 4 províncias:
Cabinda, com área de 1.823 km2 e população de 699.053 habitantes. Na província de Cabinda está a cidade com o mesmo nome, Cabinda, que é a Capital da República.
Cacongo, com área de 1.732 km2 e população de 21.000 habitantes
Buco-Zau, com área de 2.115 km2 e população de 40.000 habitantes
Belize, com área de 1.600 km2 e 18.000 habitantes.
Moeda e Língua Oficial
A moeda oficial é o Dólar de Cabinda, com taxa fixa de CAB$ 1.00 = US$ 1.00. Circula também o kwanza de Angola, e em menor quantidade o dólar norte-americano e o euro.
A Língua Oficial é o Português, embora o Kikongo também seja usado. Os documentos oficiais do Governo da República de Cabinda são feitos em Português e em Inglês.
Floresta do Maiombe
A República de Cabinda tem em seu território a Floresta do Maiombe, patrimônio da Humanidade. Chega-se ao Maiombe seguindo pela estrada para o norte, passando pela localidade de Futila, L´Andana, Buco-Zau e Belize. A reserva florestal é um paraíso turístico, com uma vegetação densa e árvores de cerca de 50 metros de altura e madeiras valiosíssimas como o Pau-preto, Ébano e o Sândalo africano.
O potencial turístico, representado por um património natural riquíssimo em flora e fauna diversificadas, possibilita a prática de todo tipo de actividades de lazer, hobbies e aventuras.
Clima e Temperaturas
O Clima em Cabinda tem duas estações: a das chuvas, período mais quente que vai entre os meses de Setembro a Maio, e a da seca, menos quente, de Maio a Setembro.
As Temperaturas Médias do país são: 30°C máxima e 25°C mínima.
Flora e Fauna
Cabinda apresenta várias zonas naturais: a floresta húmida e densa do Maiombe que contém algumas das mais raríssimas madeiras do mundo, pequena área de Savanas, e uma zona de Estepe ao longo da faixa litorânea.
Na floresta do Maiombe habitam o papagaio cinzento africano, o chimpanzé, o leopardo, o pangolim de barriga branca e o pangolim gigante, além do gorila das terras baixas e o elefante da floresta.
Na fauna marítima existem igualmente uma enorme variedade de peixes e de mariscos que se encontram também nos rios e que, a par destes, podemos ver também crocodilos e jacarés.
Rios
O principal rio de Cabinda é o majestoso Rio Chiluango. Fazendo parte de uma bacia hidrográfica que se estende por mais de 5.000 km² em 3 países, o Rio Chiluango nasce no Congo-Brazzaville, servindo de fronteira entre este e o Congo-Kinshasa, e depois entre este e a República de Cabinda, acabando por penetrar em território da República de Cabinda.
O Chiluango é navegável por cerca de 160 km, desde a sua foz em Lândana, município do Cacongo, até à sua confluência com o rio Luáli, à entrada da floresta do Maiombe.
Junto à sua foz, o Chiluango forma uma grande zona pantanosa que sofre interferências das marés. O rio teve uma grande importância no desenvolvimento do interior, relacionado com transporte de mercadorias e pessoas, antes da construção da rede de estradas.
Riquezas Minerais
A República de Cabinda é um país riquíssimo em recursos minerais. Seu subsolo possui petróleo, gás natural, diamantes, ouro, fosfatos, substâncias betuminosas, ferro, cobre, magnésio, etc. A plataforma continental tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo.